17ª Etapa - Korea/24Out

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

17ª Etapa - Korea/24Out

Mensagem  Admin em Qui Out 21, 2010 2:43 pm


Admin
Admin

Mensagens : 85
Data de inscrição : 25/01/2010

Ver perfil do usuário http://arkasorocaba.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Apostas

Mensagem  Eduardo em Qui Out 21, 2010 2:49 pm


Não se esqueçam de fazer suas apostas. Eu já fiz a minha.
http://www.portalf1.com
avatar
Eduardo

Mensagens : 925
Data de inscrição : 30/01/2010
Localização : Sorocaba / SP

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Reportagem sobre a Qualificação

Mensagem  Eduardo em Sab Out 23, 2010 1:33 pm

Vettel estraga festa de Alonso no fim e é pole pela nona vez na temporada

Alemão desbanca espanhol com cronômetro zerado em Yeongam. Webber rouba segundo lugar também no encerramento. Massa marca o sexto tempo

Por GLOBOESPORTE.COM
Yeongam, Coreia do Sul


Cronômetro zerado. Fernando Alonso liderava a superpole desde sua primeira volta com boa vantagem sobre os rivais. Parecia que a festa seria da Ferrari, mas os dois carros da RBR, equipe que dominou a maioria dos treinos classificatórios na temporada 2010, conseguiram abrir suas voltas a dois segundos do fim do tempo. E não deu outra: com uma volta excepcional, Sebastian Vettel marcou 1m35s585, baixou quase dois décimos do espanhol da Ferrari, e cravou sua nona pole position do ano, de quebra a primeira do circuito de Yeongam, que recebe o primeiro GP da Coreia do Sul.

E Alonso sequer conseguiu a segunda posição. Webber roubou o lugar na primeira fila com uma volta menos de um décimo pior que a do companheiro de RBR, que ampliou seu domínio em treinos classificatórios, com 14 poles em 17 GPs. O espanhol da Ferrari foi relegado ao terceiro posto, o que pode acabar sendo bom para ele. Em uma pista muito empoeirada, ele vai sair pelo lado emborrachado, enquanto o líder do Mundial de Pilotos estará na sujeira. O inglês Lewis Hamilton, da McLaren, conseguiu a quarta posição. A largada será às 4h (de Brasília) deste domingo, com transmissão ao vivo da Rede Globo.

Felipe Massa, companheiro de Alonso na Ferrari, foi o melhor brasileiro no treino, com a sexta posição. Entretanto, ele acabou superado pelo alemão Nico Rosberg, da Mercedes, e não está em um lugar favorável para trabalhar pela corrida do espanhol neste domingo. Também na superpole, Rubens Barrichello, da Williams, não conseguiu avançar além do décimo posto. Ele ficou a apenas 48 milésimos de Michael Schumacher, o nono, e dividirá a quinta fila com o heptacampeão.

Lucas di Grassi ficou mais uma vez na primeira parte do treino (Q1), com a 22ª posição. Ele, que não correu em Suzuka após bater na volta de alinhamento, foi superado pelo alemão Timo Glock, seu companheiro na VRT, que ficou em 19º. Bruno Senna, da Hispania, decepcionou e largará na 24ª e última posição do grid, após ser amplamente superado pelo japonês Sakon Yamamoto, também da equipe espanhola, que ficou em 23º, oito décimos mais rápido.

Confira o grid de largada do GP da Coreia do Sul, em Yeongam:
1 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - 1m35s585
2 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - 1m35s659
3 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 1m35s756
4 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - 1m36s062
5 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - 1m36s535
6 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 1m36s571
7 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - 1m36s731
8 - Robert Kubica (POL/Renault) - 1m36s824
9 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - 1m36s950
10 - Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth) - 1m36s998

Eliminados na segunda parte do treino classificatório:
11 - Nico Hulkenberg (ALE/Williams-Cosworth) - 1m37s620
12 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) - 1m37s643
13 - Nick Heidfeld (ALE/Sauber-Ferrari) - 1m37s715
14 - Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) - 1m37s783
15 - Jaime Alguersuari (ESP/STR-Ferrari) - 1m37s853
16 - Sebastien Buemi (SUI/STR-Ferrari) - 1m38s594

Eliminados na primeira parte do treino classificatório:
17 - Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India-Mercedes) - 1m38s955
18 - Jarno Trulli (ITA/Lotus-Cosworth) - 1m40s521
19 - Timo Glock (ALE/VRT-Cosworth) - 1m40s748
20 - Vitaly Petrov (RUS/Renault) - 1m37s799 (punido em cinco posições)
21 - Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Cosworth) - 1m41s768
22 - Lucas di Grassi (BRA/VRT-Cosworth) - 1m42s325
23 - Sakon Yamamoto (JAP/Hispania-Cosworth) - 1m42s444
24 - Bruno Senna (BRA/Hispania-Cosworth) - 1m43s283


avatar
Eduardo

Mensagens : 925
Data de inscrição : 30/01/2010
Localização : Sorocaba / SP

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Tabela

Mensagem  Eduardo em Seg Out 25, 2010 6:57 pm


avatar
Eduardo

Mensagens : 925
Data de inscrição : 30/01/2010
Localização : Sorocaba / SP

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Reportagem da Corrida

Mensagem  Eduardo em Seg Out 25, 2010 7:16 pm

Webber e Vettel abandonam, Alonso vence GP tumultuado e é o novo líder

Após entradas do safety car, espanhol lucra com erro do australiano e quebra do alemão em Yeongam. Hamilton chega em segundo, e Massa sobe ao pódio

Por GLOBOESPORTE.COM
Yeongam, Coreia do Sul


Parecia que o safety car seria a grande estrela do primeiro GP da Coreia do Sul. Afinal, a corrida começou com ele e teve quase a metade de suas voltas sob sua liderança. Mas as voltas de bandeira verde acabaram sendo decisivas para o desfecho da prova e o restante do campeonato. Primeiro, Webber rodou assim que a bandeira verde foi mostrada. Depois, o motor de Vettel estourou na 45ª volta, já próximo do fim. Com isso, a vitória caiu no colo dele, Fernando Alonso. De quebra, o espanhol da Ferrari assumiu a liderança do Mundial de Pilotos com conforto.

Lewis Hamilton, que estava impaciente durante o período em que o safety car estava na pista, conseguiu conservar a segunda posição e ainda tem chances, ainda que pequenas, no campeonato. Felipe Massa, companheiro de Alonso na Ferrari, chegou em terceiro e completou um festivo pódio da equipe italiana em Yeongam. Michael Schumacher, da Mercedes, fez sua melhor corrida, e conseguiu uma boa quarta posição.

No campeonato, Alonso tem agora 231 pontos a duas corridas do fim da temporada, 11 à frente de Webber, o vice. Hamilton subiu para terceiro, 21 atrás, e Vettel caiu para quarto, com 206. O espanhol está muito forte para buscar o sonho do tri, que parecia distante após um início ruim de ano e renasceu após o polêmico GP da Alemanha, em Hockenheim, quando Massa cedeu a vitória para o companheiro. A próxima corrida será no Brasíl, em Interlagos, no dia 7 de novembro.

Rubens Barrichello, que vinha em quinto até as voltas finais da corrida, teve problemas com o alto desgaste dos pneus intermediários e caiu para o sétimo lugar. O brasileiro da Williams acabou ultrapassado por Robert Kubica, da Renault, que chegou em sexto, e Vitantonio Liuzzi, da Force India, o sétimo. Ele ainda sustentou a posição à frente do japonês Kamui Kobayashi, da Sauber, que pontuou novamente em oitavo no circuito de Yeongam.

Os outros brasileiros ficaram longe da zona de pontuação. Bruno Senna, da Hispania, fez uma corrida discreta, escapou de um incidente com Jarno Trulli, da Lotus, e chegou na 14ª e penúltima posição, uma à frente do companheiro Sakon Yamamoto. Já Lucas di Grassi, da VRT, que apareceu ao fazer a melhor volta durante a primeira entrada do safety car na Coreia do Sul, foi tocado e acabou batendo na barreira de pneus na 25ª volta.

A falta de aderência do asfalto do novo circuito de Yeongam, na Coreia do Sul, tirou o sono dos pilotos ao longo dos treinos, mas o maior temor deles veio no domingo. A chuva, que começou ainda no sábado, encharcou a pista pela manhã e parou por volta do meio-dia no local. Mas ela retornou a pouco mais de meia hora da largada, colocando muitas dúvidas nas equipes.

Após várias rodadas nas voltas de alinhamento do grid, por precaução, a direção de prova optou por adiar a largada em 10 minutos. Em seguida, decidiu pelo início com o safety car na pista, por causa dos riscos. Os pilotos deram três voltas na pista e reclamaram muito das condições da pista. Com os carros aquaplanando em linha reta, a bandeira vermelha foi mostrada e a corrida, interrompida. Começava assim uma longa espera pela melhoria das condições da pista.

Após 48 minutos de interrupção e o crescente risco da luz natural acabar em Yeongam, a direção de prova mandou novamente o safety car para a pista e os carros começaram a andar novamente. A luta passava a ser para os 75% de prova, ou 42 voltas. Com 36 minutos do carro de segurança, a largada foi autorizada na 18ª volta, com Vettel na liderança, seguido por Webber e Alonso.

Só que, na 19ª volta, Webber cometeu seu primeiro erro grave na temporada e se complicou muito no campeonato. O australiano exagerou, pisou na zebra, rodou e acertou o muro. Seu carro ainda retornou à pista e acertou Nico Rosberg, que vinha em quarto, na tangência da curva. Os dois abandonaram, para alegria de Vettel e Alonso, que se mantinham nas duas primeiras posições.

Novo safety car e pit stops de líderes
Na frente, Vettel abria vantagem para Alonso, enquanto Hamilton era pressionado na terceira posição. No meio do pelotão, algumas rodadas e encontrões, mas sem grandes consequências para a corrida, que continuava em bandeira verde. Só que, na 31ª volta, Sebastien Buemi tentou ultrapassar Timo Glock, perdeu o carro e acertou o alemão, provocando o retorno do safety car.

Com a bandeira amarela, Hamilton, Massa, Schumacher, Barrichello e Kubica entraram nos boxes e trocaram os pneus de chuva pelos intermediários. Na volta seguinte, Vettel e Alonso fizeram o mesmo, mas o espanhol teve problemas na roda dianteira direita em sua parada e acabou perdendo a segunda posição para Hamilton em seu retorno à pista.

A nova relargada foi autorizada na 36ª volta, e Vettel manteve a liderança com folga mais uma vez. Alonso, por sua vez, aproveitou um erro de Hamilton para recuperar a segunda posição. Massa, que vinha em quarto, tentou se aproveitar também, mas teve a porta fechada. Mais atrás, Barrichello ganhava a sexta posição após os pit stops e tentava se aproximar de Schumacher.

Motor de Vettel dá vitória a Alonso
Enquanto Sutil dava show de trapalhadas na parte de trás da corrida, Alonso começava a se aproximar de Vettel, que reclamava de dificuldades na freada da curva 1 de Yeongam. Na 41ª volta, Petrov exagerou na parte final do circuito e bateu forte na área de escape da entrada da reta. A direção de prova optou por não colocar o safety car novamente na pista.

Na 46ª volta, Vettel perdeu rendimento na reta dos boxes, foi ultrapassado por Alonso e teve seu motor estourado em seguida. O alemão abandonou a corrida em seguida. Com isso, o espanhol assumiu a liderança, seguido por Hamilton. Massa herdou a terceira posição, bem à frente de Schumacher, o quarto. Barrichello acabou lucrando bastante e foi para quinto.

Só que o brasileiro da Williams perdeu desempenho nas voltas finais por causa do alto desgaste de seus pneus intermediários. Barrichello acabou perdendo posições para Kubica e Liuzzi, mas conseguiu salvar uma sétima posição. Na frente, Alonso abriu uma boa vantagem para Hamilton, e caminhou tranquilo para sua quinta vitória na temporada 2010, a primeira na Coreia do Sul.

Confira o resultado do GP da Coreia do Sul, em Yeongam (305,909 km):
1 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 55 voltas em 2h48m20s810
2 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - a 14s999
3 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - a 30s868
4 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - a 39s688
5 - Robert Kubica (POL/Renault) - a 47s734
6 - Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India-Mercedes) - a 53s571
7 - Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth) - a 1m09s257
8 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) - a 1m17s889
9 - Nick Heidfeld (ALE/Sauber-Ferrari) - a 1m20s107
10 - Nico Hulkenberg (ALE/Williams-Cosworth) - a 1m20s851
11 - Jaime Alguersuari (ESP/STR-Ferrari) - a 1m24s146
12 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - a 1m29s939
13 - Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Cosworth) - a 1 volta
14 - Bruno Senna (BRA/Hispania-Cosworth) - a 2 voltas
15 - Sakon Yamamoto (JAP/Hispania-Cosworth) - a 2 voltas

Não completaram:
Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) - a 9 voltas/acidente
Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - a 10 voltas/motor
Vitaly Petrov (RUS/Renault) - a 16 voltas/acidente
Timo Glock (ALE/VRT-Cosworth) - a 24 voltas/acidente
Sebastien Buemi (SUI/STR-Ferrari) - a 25 voltas/acidente
Lucas di Grassi (BRA/VRT-Cosworth) - a 30 voltas/acidente
Jarno Trulli (ITA/Lotus-Cosworth) - a 30 voltas/acidente
Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - a 37 voltas/acidente
Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - a 37 voltas/acidente

Melhor volta: Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 1m50s257, na 42ª

avatar
Eduardo

Mensagens : 925
Data de inscrição : 30/01/2010
Localização : Sorocaba / SP

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 17ª Etapa - Korea/24Out

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum